Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Como nascem os ateus




Andei nos últimos meses em que estou mais envolvido neste mundo cibernético, observando certos comportamentos de boa parte de pessoas que se confessam ateias. Notei então o quão frustante deve ser "ser um ateu".

A grande maioria de nós que cremos em Deus, passa boa parte de nossa existência testemunhando nossa fé em Deus. Apregoamos a existência de Deus, contamos nossos testemunhos, refletimos na palavra de Deus e estamos a todo o tempo felizes e satisfeitos com nossa crença que suplanta toda a razão humana.  

A frustração que mencionei acima, reside no fato de que observei que grande parte dos ateus gasta uma enorme  parcela do seu tempo tentando convencer os outros sobre a não existência de Deus.

Óh! Que fim trágico e cruel pra essas pessoas: são obrigadas a se envolverem diariamente com o "fruto de sua descrença". 

Entenderam ou não?

Simples: Eles não crêem na existência de Deus, mas estão a todo o momento com "Deus na boca", escrevendo sobre a não existência de Deus, caçoando Deus, inventando piadinhas para escarnecerem de Deus....e nessa brincadeira, acho que apenas um desses incrédulos fala mais sobre Deus do que muitos crentes fervorosos.

A mim, demonstra o quão inseguros esses seres humanos são quanto ao que não crêem...desconfio seriamente que essa turma toda, arruma toda esta "esculhambação" para tentar ofuscar o verdadeiro temor de estarem errados.

Se eu fosse um representante que falasse por todos os crentes do mundo e pudesse dialogar com um igual representante dos não crentes, o proporia: "amigo, faça o seguinte: esqueça que Deus existe, apague da sua memória, e toque sua vida pra lá, e parem de azucrinar nossas idéias com esses escárnios infantis".

Sinto muito se alguém se sente ofendido, mas se "lá" é o espaço deles de falarem o que quiserem, aqui é o meu de expressar o que penso, doa a quem doer. Aliás, não sinto nada, e se não gostou por gentileza, retire-se agora deste espaço.

Mas, voltando com fidelidade ao tema proposto, tenho minhas teses, assim, meio sem ter nenhum estudo estatístico, ou antropológico em mãos, sem nenhuma pesquisa acadêmica em campo, nenhum estudo de caso específico,  sobre como nascem esses ditos ateus. Não quero me delongar, mas vou enumerar alguns poucos tópicos:

1 - Confusão e desorientação quanto a fé

Se você conversar com um número "x" de ateus vai perceber que  um percentual de dois dígitos dessa gente já passou por uma "pancada" de denominações cristãs diferentes, religiões, seitas, organizações que praticam o sincretismo religioso e por ai vai...são pessoas que perderam seu referencial faz tempo...não sabem nem pra que lado o vento está ventando e já estão perdidos e completamente desorientados...isso o próprio Sigmund   Freud (nosso famoso Fróid no coloquial) explica, os mais curiosos que façam uma leitura sobre a teoria do processo do pensamento. Então, esses indivíduos ficam a perambular como zumbis, perdidos, em um sem números de religiões...imaginem você a bagunça que fica o consciente desse indivíduo. Ai, o sujeito "estoura" sua capacidade de percepção das coisas e toma uma válvula de escape: resolve não acreditar em Deus mais.


2 - A morte gradativa da fé

Muitas pessoas vão minando gradativamente sua crença. Na verdade, existe uma linha muito tênue que separa o "cristão não praticante" do ateu. A vida desregrada, os prazeres da carne, a falta de compromisso com tudo e todos é uma vida de muitas facilidades, ainda mais quando regada a dinheiro e sexo, pra muita gente. Como o sujeito nunca levou muito a sério mesmo o que um dia acreditou, perde as referências e experiências, então confessar que não crê em Deus nada mais é do que retirar um fardo das costas, e fingir pro mundo e pros outros que não se importa. Um problema a menos pra carregar. Quando não se tem relacionamento com Deus, não tem afinidade com Deus, então "que se dane Deus". - Assim eles pensam.


3 - A fé baseada em pessoas

Um outro número de dois dígitos nas estatísticas certamente é do número de indivíduos que não creem em Deus mas que um dia basearam sua fé nas pessoas. Frequentemente, ouve-se os ateus dizendo: "vai dar dízimo pro pastor", "pastor fulano roubou", "fulano 'pega' todo mundo e diz que é crente", "fulano enganou beltrano dentro da igreja", e por ai vai, vocês já entenderam.

Ai, o noviço ateu, resolve se desencantar com o "mundo dos espíritos" e resolve que tudo acaba por aqui mesmo, pronto, "acabô", o mundo veio de uma explosão cósmica e nós seres humanos somos parentes dos macacos. (Aliás se algum dia achar que vale a pena, escrevo um post só pra zuar todas estas teorias idiotas, sem nenhum demérito a tudo de bom que a ciência é capaz de produzir).

Quando todo o referencial que uma pessoa tem pra crer em Deus são as outras pessoas, este indivíduo é um sério candidato a ver frustrada sua fé. A fé se renova com nossas experiências e com nosso contato com Deus. Se não há contato, não há relação. Se não há relação, impossível que haja crença.


4 - A auto-suficiência humana

Acontece com quem "vira" ateu, um processo muito parecido com um adolescente no auge de sua idade revolucionária. Um belo dia, a criatura era um menino, um rapazinho, que papai limpava a bundinha, passava talquinho, ensinava tudo, botava na escola...chega na adolescência, o pai vira careta, e o filho quer ignorar a existência do pai, porque acha que agora já é "homenzinho", "crescidinho" capaz de tomar suas próprias decisões.

Muitos entram na "onda" do ateísmo, porque querem se revolucionar:

"Já que Deus nunca aparece num cavalo branco mesmo, vamos escarnecer Dele pra ver se Ele se enraivece e vem aqui tirar satisfação com a gente!"

E de fato, as pessoas começam a declarar pra si mesmas que não dependem de Deus, de que são responsáveis pelos rumos de sua vida, e vão anulando Deus de sua existência. A secularização do estilo de vida humano é algo que absurdamente vem ganhando espaço em nossa sociedade, e veremos cada vez mais pessoas seguirem este caminho do afastamento dos preceitos celestiais.

***************

Eu teria mais uma porção de tópicos para elencar, mas, um pouco mais um pouco menos, seriam variações mais específicas destes primeiros, não vale a pena alongar este assunto.

O que vale a pena mesmo é dizer que essas pessoas são dignas de pena, e continuam a viver com um vazio enorme dentro do peito, que por mais que neguem, que debochem, que digam que não, estão querendo chamar a atenção de Deus tomando consequências drástica e infelizmente, aniquilando qualquer possibilidade de se deixarem tocar por Deus.

Costumo dizer, que Deus está no mesmo lugar que sempre esteve desde o jardim do Éden, mas nós que escolhemos nos afastar e nos aproximar o quanto queremos dEle de novo.

Mas o ateu resolveu viver para o pecado, ou, para a falta de regras, e não quer se submeter a nada e nem a ninguém e fica emaranhando em sua própria farsa de tentar forjar provas que desabonem Deus. Eles buscam ridicularizar a prova mais elementar da existência de Deus: a Biblia Sagrada. Querem refutar os preceitos sagrados, pois dali emana a fonte de vida, palavras de salvação e de uma vida regrada na presença de Deus.

Se você amado amigo, irmão ou irmã, andou por ai pensando que essa história de Deus é uma bobagem, reveja seus conceitos, e se há um pouco de fé no seu coração ainda, tome uma postura séria diante de Deus, busque-o e com certeza o encontrará.

Pra você ateu, que por acaso leu até aqui, já que você está vivo ainda, ainda dá tempo de voltar atrás com essa sua tolice e se arrepender de seus pecados. O mesmo Deus que me ama e me tirou do pecado, é capaz de te amar também a partir do momento que você decidir o seguir.

Não dê por terminado esta leitura sem antes conferir este trecho bíblico:


"Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.
Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé".
Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,
pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;
porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos
e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.
Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si.
Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.
Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza.
Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.
Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.
Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros,
caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais;
são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis.
Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam."
Romanos 1:16-32

Em Cristo,

Bruno Ramos


PS - Prezado ateu, este espaço abaixo de comentários é livre para todos se expressarem. Mas não use de linguagem chula e argumentos de baixo calão. Simplesmente, serão excluídos. Grato a compreensão.

14 comentários:

  1. que lindo,Bruno!que postagem bonita,embasada,com propriedade!...
    Tenho uma enorme pena dos ateus,porque o vazio no peito deve trazer uma dor enorme!...
    Parabéns pelo seu tema escolhido..divulgue-o mais,e mais...
    suely
    http://sbertoncini.zip.net
    mensagens bíblicas a cada dia!

    ResponderExcluir
  2. Parabens Bruno Ramos muito bom o teu texto . Deus contunue te abencoando juntamente com tua familia e ministerio ! Teu conservo Lima Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Olá,concordo com vc.Ateus são pessoas frustradas!

    ResponderExcluir
  4. "Pra você ateu, que por acaso leu até aqui, já que você está vivo ainda, ainda dá tempo de voltar atrás com essa sua tolice e se arrepender de seus pecados."

    Não acho tolo e muito menos que pequei em algum momento...

    Sou Ateu e não sou eu quem liga alto-falante na igreja ao lado pra disseminar minha idéia... Vivemos num país Laico, onde todos temos forma de pensar diferentes, o fato de sermos Ateus não nos torna pessoas com vazio no peito, nem pessoas frustradas, nem pessoas de má índole... Acho que muito pelo contrário, fazemos o bem sem temer nenhuma punição superior... E quanto aos seus tópicos:

    1 - Não somos desorientados quanto à fé... apenas não a temos...

    2 - "A vida desregrada, os prazeres da carne, a falta de compromisso com tudo e todos é uma vida de muitas facilidades, ainda mais quando regada a dinheiro e sexo, pra muita gente."

    Se isso fosse verdade nem cristão existiria...

    3 - "o mundo veio de uma explosão cósmica e nós seres humanos somos parentes dos macacos. (Aliás se algum dia achar que vale a pena, escrevo um post só pra zuar todas estas teorias idiotas, sem nenhum demérito a tudo de bom que a ciência é capaz de produzir)."

    O mundo vir de um ser que nunca ninguém viu e sermos feitos de terra, é muito mais convincente né? ^^

    Obs: Nos alimentamos de alimentos que vem, primariamente, da terra, claro que nossa composição seria da terra... xD

    4 - Ateísmo é uma onda agora, da mesma forma que o cristianismo foi quando surgiu... Diversas pessoas se julgam atéias a anos, mas por serem menores números e o temor à repreensão, que vocês sempre fazem, se sentiam intimidados a dizer o que pensavam...

    " e veremos cada vez mais pessoas seguirem este caminho do afastamento dos preceitos celestiais."

    Porque agora temos mais liberdade mas, nós sempre existimos!
    Sou ateu a 16 anos, vivi dentro de uma família católica e evangélica, mas hoje vivo em meio a uma família espírita e na minha família sempre prezamos o pensamento próprio, da mesma forma que eu sempre pensei...
    "Se você é feliz com sua forma de pensar, continue assim..."
    O defeito da sociedade é justamente o que você tenta "pregar" nessa página, uns quererem ser melhores que os outros... Pra vocês, vocês são melhores que os muçulmanos e não venham dizer que não... Sinceramente, se você não pensa que o livre arbítrio, que seu "chefe" te deu, possa ser usado, você não é melhor que as pessoas que você está atacando...

    Não venho aqui a cunho de atacar ninguém, só me defender, só acredito que vocês fazem uma idéia errada dos ateus, podem ter certeza que alguns ateus podem vir aqui e atacar vocês, da mesma forma que vocês atacam, esse é um defeito do brasil em si, mas só quero deixar claro minha opinião...

    Abraço a todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezado kvnes,

      meu texto é uma manifestação de indignação quanto a ataques cotidianos e corriqueiros que acontecem aos que possuem fé...se algum ateu não é frustrado e infeliz não deve estar equadrado na premissa principal desse texto: ateus que gastam boa parte do seu tempo atacando as crenças dos cristãos...

      não estou atacando ninguém. estou expressando ao meu público, no caso, pessoas que crêem em Deus, minha maneira de entender e compreender a forma de expressão violenta de ateus e porque as pessoas perdem a fé. Dizer que alguém é ou está frustrado não é refutar ninguém e sim uma análise de comportamento.

      obrigado pelo seu comentário e

      abraço

      Excluir
    2. "não estou atacando ninguém. estou expressando ao meu público, no caso, pessoas que crêem em Deus, minha maneira de entender e compreender a forma de expressão violenta de ateus e porque as pessoas perdem a fé."

      Essa imagem do simbolo ateu em um burro não seria um ataque?!

      Se a imagem é sua ou não, não me interessa, o fato é que isso é um ataque sim e você foi infeliz nesse ponto amigo...

      E sua indignação é sem fundamento, pois somos atacados tanto quanto e até mais que vocês...

      E por que tantos religiosos tem que ir em nossas paginas e começar bate-boca?

      Pregar ali num vai adiantar nada... Ou você não concorda?!

      Não me surpreende alguns ateus perderem a paciencia, assim como os religiosos perdem, e sair ofendendo a tudo e a todos...

      Excluir
    3. Knives, vejo você como uma pessoa sensata e equilibrada. Li e reli sua réplica e trépica e não encontro nenhum palavrão ou argumentos violentos. Se conseguir, leia meu texto desconsiderando a palavra "ateu" dele.

      Ser cristão, não significa estar acima de qualquer suspeita ou crítica, do mesmo modo que ser ateu também não.

      Se existem pessoas que agem mal na sociedade sendo cristãs, ou crente em qualquer deus, também existem essas tais pessoas no meio ateu.

      Infelizmente um sem números de ateus o tempo todo, a todo o tempo estão agredindo o mais precioso que muitos seres humanos podem ter: a sua fé. Isso demonstra a mim, que estas mesmas pessoas não estão preocupadas com sua "não fé" e sim com a "fé dos outros". Se você ler com atenção o meu texto é disso que ele fala: de todos os BURROS ATEUS, que estão perdidos quanto ao que querem e pensam.

      No mais, trato especificamente no tocante a pessoas que um dia tiveram fé e hoje não tem mais. Por favor leia o texto antes de tirar conclusões erroneas.

      Não posso me indignar, se eu ler um texto que trate de cristãos corruptos, pois eles existem e infelizmente fazem um grande mal a sociedade. Do mesmo modo, você não deve tomar as dores de ateus que não respeitam as regras básicas da sociedade: a ética e o respeito ao próximo.

      Você vir aqui no meu espaço e ler o que eu escrevo é de grande valor, não necessariamente concordando com meus argumentos, afinal, ainda gozamos da liberdade de expressão.

      Por último, eu tenho mais de 100 textos publicados, este é apenas o primeiro que publico sobre o tema, ou seja, dedico menos de 1% da minha capacidade de expressão tratando deste assunto.....existem hoje páginas, sites, portais e uma série de organizações dedicados exclusivamente a atacarem cristãos. Espero, de verdade, que você não seja um desses.

      Abraço

      Bruno Ramos

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Huashuashuashuashuahshuahsu

    ResponderExcluir
  7. Bom, esse texto mostra a imbecilidade de um religioso fanático.
    Somente a imagem com um "burro" já deixa seu texto extremamente ofensivo.
    Mas, se você acha que todo ateu é tudo isso ai... é porque não os conhece. Da mesma forma que você diz que os ateus passam o tempo todo com o inexistente deus na boca, vocês tentam convertê-los.
    Então cara, respeite a falta de crença em uma mentira dos outros, da mesma forma que muitos respeitam que você acredite numa babaquice que não existe (como uma criança acredita em monstrinhos e amigos imaginários).

    ResponderExcluir
  8. Meu Caro, se formos seguir o seu raciocinio podemos dizer também que voce ficou tao impressionado e talvez seduzido pelo discurso ateu que precisou escrever tudo isso para poder se acalmar diante do eco que os questionamentos dos ateus criaram em vc. Ou seja, vc reprime um ateu dentro de vc e precisa escrever isso tudo para se afirmar e nao entrar em contato com sua verdade: a descrença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Aécio. Gosto de interagir com gente inteligente. Se tiver interesse, leia a réplica que faço ao Knives, pois falo sobre a motivação do texto. Quanto ao seu argumento, não é o caso. eu tenho mais de 100 textos publicados, este é apenas o primeiro que publico sobre o tema, ou seja, dedico menos de 1% da minha capacidade de expressão tratando deste assunto.....existem hoje páginas, sites, portais e uma série de organizações dedicados exclusivamente a atacarem cristãos. Espero, de verdade, que você não seja um desses.

      Abraço

      Bruno Ramos

      Excluir

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062