Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2HlMBclHn

quinta-feira, 15 de março de 2012

O que você precisa saber sobre o Espirito Santo

Eu duvido que você more num estado mais bendito que o meu. Você pode ser de Santa Catarina, São Paulo ou até mesmo de São Sebastião do Rio de Janeiro, mas eu sou do Espirito Santo! Pra completar, minha capital chama-se Vitória. Tudo a ver.

Provocações a parte, hoje resolvi dar uma de Convention Bureau e falar um pouco das minhas terras e contar o que você pode encontrar por aqui.

Pra começo de conversa o Espirito Santo é o estado mais pitoresco do mapa brasileiro. Com pouco menos de meia hora você sai do calor das praias e chega até o friozinho das montanhas. Rural e urbano se tocam o tempo todo. Pra você que nunca veio aqui te digo quais os lugares que não podes deixar de vir:

No sul - Iriri (município de Anchieta), Itapemirim e Guarapari. (Praias)
Na grande Vitória - Vitória e Vila Velha. (Região Metropolitana)
No norte - Linhares, Conceição da Barra (Praias)
No centro sul - Pedra Azul (municipio de Domingos Martins) (Montanhas)

Amoras Silvestres na Rota do Lagarto
Passei um longo tempo morando em Vila Velha na Grande Vitória trabalhando e estudando e aos fins de semana pegava estrada de volta pra Cachoeiro, pra ficar com a família, igreja e amigos. Este trecho tem algo em torno de 130km de distância, devagar, umas duas horas de viagem. Eu costumava dizer que viajava entre o Penedo e o Itabira (duas pedras ícones de cada lugar). Eu sempre procurava fugir o máximo que podia de trafegar na BR 101. Pra evitar o trânsito perigoso com meu carro e muitas vezes com minha moto, eu gostava de viajar pela Rodovia do Sol. Tem pedágio, mas vale a pena pagar em prol da segurança. Ali, o caminho que eu passava pra casa era o mais agradável possível. Eu cruzava as praias de Guarapari, Bacutia, Peracanga, Meaípe (não deixe de comer a moqueca do Curuca quando for lá), seguia por Anchieta. Com o tempo, eu já tinha um ponto de parada certeiro lá: uma padaria muito boa que as funcionárias até me conheciam e sabiam meu pedido. Descendo sentido sul passava por Iriri e logo Piúma. Dali pra frente não tinha jeito: tinha que me render a BR101 e seguir por Iconha, Rio Novo até chegar de vez em Cachoeiro. Esses anos foram muito gostosos pra mim também por conta dessas viagens. Eram momentos de "catarse" pra mim. Algumas ocasiões eu aproveitava pra falar muito com Deus. Chorava em sua presença em cima da minha moto. Muitas vezes fiz isso. Com o pano de fundo ajudando, já que iniciei muitas orações contemplando a paisagem e glorificando a Deus pela perfeição de sua criação. Isso me faz crer que o Espirito Santo é realmente abençoado.

Pedra Azul
Por ser perto da minha cidade, as montanhas capixabas também tem um significado especial pra mim. Muitas vezes eu e minha então namorada Suzana passeávamos por ali, como fazemos ainda hoje, embora francamente com menos intensidade por conta dos compromissos. Vargem Alta, Pedra Azul, Venda Nova, Alfredo Chaves formam um circuito perfeito pra quem quer respirar ar puro, curtir a natureza e se encantar com belezas naturais. Recomendo a Cachoeira do Quintino em Alfredo Chaves pra quem quer passar dias hospedados na roça a beira da cachoeira e longe do mundo. Sabe, aquele queijo da roça frito, bolo de fubá, cavaco, café moído na hora? Lá tem. As opções nas montanhas são muitas. Estendem-se a Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e no outro lado, via o município de Alegre, temos a região do Caparaó, com o pico da Bandeira na divisa com Minas Gerais. Muito bom.
Vila Velha
A Grande Vitória engloba toda a região metropolitana que compreende os municípios de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Viana. Vitória é uma cidade moderna com tudo o que uma grande capital tem que ter, com um detalhe: Vitória é uma ilha, como tal, tem praias e mar por todo o lado. Com isso Vitória tem um porto bacana,
Vitória - via 3a ponte
praias urbanas com toda a infra-estrutura, bairros charmosos, lindos shoppings, alguns a beira-mar, e toda a sofisticação pra gente que quer curtir bons restaurantes, boa comida e um bom lazer. O ginásio do Álvares Cabral é  palco constante de muitos eventos evangélicos pra quem gosta de shows evangélicos. Thalles Roberto, Oficina G3, Aline Barros, só pra citar alguns, são nomes que já passaram por lá.

Praia das Baleias em Anchieta
Já em Vila Velha acontece o Jesus Vida Verão nas areias da Praia da Costa naquele que é chamado o maior evento evangélico em praia aberta. Este ano Michael W. Smith se apresentou.
O norte do estado também proporciona belas paisagens. Em Linhares a lagoa Juparanã é um excelente destino. Itaúnas, que fica em Conceição da Barra, é especial pelas dunas e paisagens bucólicas e inspiradoras. Deixei pra falar da minha cidade por último. Cachoeiro de Itapemirim é uma cidade interessante com uma grande atividade industrial. O que manda por aqui são as indústria de granito e mármore além de outras indústrias na área de transporte, laticínios e maquinários. Cachoeiro não é muito de patrimônios naturais. É berço de muitos ícones seculares que despontaram em cenário nacional e internacional mundo a fora. A cidade tem uma incrível capacidade de produzir pessoas de proeminência nacional. No meio evangélico Cachoeiro se destaca por abrigar um grande número de evangélicos, com igrejas que constantemente recebem eventos importantes a nível nacional.

Cachoeiro - Terra quente


Enfim, não dá pra virar uma enciclopédia assim, de uma hora pra outra, pra te apresentar tudo o que gostaria de dizer sobre o Espirito Santo. Aliás, não disse nada demais. Quis contar um pouquinho das minhas histórias e inventei essa maneira de te chamar atenção...

Tenho vivido praticamente toda minha vida nessas terras. Por aqui cresci, me eduquei, ganho o meu pão diário, encontrei a mulher da minha vida, me batizei, fiz amigos, fiz irmãos, constitui minhas posses, pretendo criar meus filhos e só posso agradecer a Deus por tudo o que tens me dado por aqui.

Se você foi levado a pensar no título do texto que eu ia te dizer sobre o Espirito Santo de Deus, ai vai o sentido de tudo: Sou abençoado pelo Espirito Santo duas vezes. Pelo estado, minha terra natal e por Ele, a terceira pessoa da Trindade, que tem me abençoado me guardado de tudo o que tenho passado e já passei em minha vida, nas alegrias, nas tristezas, nas estradas vazias e escuras da noite, no frio inquietante do inverno, no sol da praia, no frio da montanha, no calor da minha cidade. Só tenho a agradecer por tudo o que Deus tem me proporcionado. Por Ele e para Ele são todas as coisas.


"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo."
Romanos 14:17











3 comentários:

Obrigado por comentar. Sua participação é importante

Felicidade se faz com música

Olá a todos!

Enfim, resolvi de vez expor minhas escritas. Sempre quis escrever, apresentar um pouco as idéias que estão sempre enclausuradas na minha mente, sem ter como escapar. Espero que gostem de tudo o que eu carinhosamente estou apresentando ai. E, se por um caso, precisares de uma banda pra tocar no seu casamento, na sua festa, no seu evento...estamos ai, fácil falar comigo. Abraços.

Abraço a todos.

brunodearamos@gmail.com
(28) 9923 5466
(28) 9922 5062